Spotlight
Revistas, festas, exposições. Lugares onde se celebra a Criolidade sob a forma de diversidade e de partilha. Vê tudo aqui.
Projeto Lisboa Acolhe
Ver tudo aqui

O Portal Lisboa Acolhe foi desenvolvido pela Casa do Brasil de Lisboa no âmbito do II Plano Municipal para a Integração de Migrantes de LisboaO projeto pretende ser um portal de partilha de informações relevantes para todos os migrantes, de forma a garantir os seus direitos. Foi construído de forma participativa, a partir das necessidades levantadas pelos destinatários, com a ajuda de pessoas migrantes, associações, organizações governamentais e não-governamentaisAlém disso, partilha informações úteis sobre saúde, habitação, regularização, igualdade de género,  discriminação étnico-racial, entre tantos outros temas, fundamentais para as pessoas migrantes que vivem ou que queiram viver em Lisboa.

Galeria Sokyo Lisbon
Mais info aqui

Esta é a nova galeria de Atsumi Fujita, directora da Sokyo em Quioto, que procurava abrir uma galeria de arte contemporânea na Europa. Uma galeria que procura cobrir a arte contemporânea de forma mais abrangente, dando para já destaque a artistas nipónicos nunca antes expostos em Lisboa mas que visa vira a debruçar-se sobre o trabalho de artistas contemporâneos de todo o mundo.

Samson Kambalu - Freetown
Mais info aqui

De 2 de Outubro a 6 de Fevereiro, a Culturgest apresenta visitas guiadas à exposição do artista malawiano, radicado no Reino Unido, cujo trabalho se traduz num conjunto de filmesque resulta de uma deliberada mistura entre as influências da cultura africana ancestral e do movimento situacionista, fazendo uma tradução entre estes dois universos – africano e ocidental – através de um olhar que procura desmontar, com recurso a um humor e a uma ironia sofisticados, alguns dos mitos e das pretensões mais arraigados da atividade artística e intelectual da contemporaneidade.

Fnac Live
Mais info aqui

Para reforçar a sua missão de democratizador cultural e voltar a aproximar o público da cultura, depois de tantos meses de confinamento, a FNAC apresenta um festival gratuito, ao vivo e a cores, e com um cartaz que cultiva a diferença com diferentes estilos musicais - desde o Tuga Pop ao Clássico, passando por Hip Hop, Rock, Soul Power, entre outrosO festival arranca, no palco exterior, às 16h00 de dia 2 de Outubro no Pavilhão Carlos Lopesno palco principal a partir das 19h00.

Exposição O Barco/The Boat, Grada Kilomba
Mais info aqui

O Barco/The Boat é uma instalação da artista Grada Kilombaque procura convidar o público a desafiar a memória e a contemplar o futuro. Trata-se de um conjunto de 140 blocos que formam a silhueta do fundo de uma nau e desenham o espaço para acomodar os corpos de milhões de africanos, escravizados pelos impérios europeus. Estende-se junto ao Tejo em 32 metros de comprimento, e faz-se acompanhar de uma performance em 3 actos, com a produção musical de Kalaf Epalanga e a participação de vários afrodescendentes como intérpretes centrais. No MAAT até 10 de Outubro.

Exposição Djunto, Luis Levy Lima
Mais info aqui

A maior exposição de Luís Levy Lima tem lugar no Centro Cultural de Cabo Verde, com duas coleções - Téra Lonji e Músicos de Cabo Verde – disponíveis de 17 de Setembro a 17 de Outubro e 17 de Dezembro, respetivamenteTéra Longi é um conjunto de 10 peças desenvolvidas durante a pandemia em que o artista se afastou daquela que também considera ser a sua terra; Músicos de Cabo Verde - uma mostra que celebra o património cultural cabo-verdiano através dos seus músicos e uma coleção privada